O Jornal "A uniao", na sua edição de 12 de Abril de 2011, escreve um artigo sobre a vitória da TUSA no referido festival.
A modes que no "Diario Insular" de 13 de Abril, também vai haver notícia acerca da participação da TUSA no II Encuentro Mundial de Tunas, assim como a RTP-Açores está a preparar uma entrevista com um representante da TUSA.
No facebook do Mestre Tuso já se podem vizualizar uns videos do festival.
Fiquem atentos!
O artigo do Jornal "A uniao" diz o seguinte:
"A T.U.S.A. – Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum da Universidade dos Açores venceu o prémio de melhor tuna no “Encuentro Mundial de Tunas 2011”, o maior festival mundial de grupos universitários, realizado no passado fim-de-semana na cidade espanhola de Mojácar.
Para além de serem agraciados com o titulo de “melhor tuna do mundo”, os jovens terceirenses trouxeram para casa também os prémios de Melhor Pandeireta e Melhor Porta-estandarte.
O certame, organizado pela Tuna de Ciências da Universidade de Granada, contou com 30 tunas oriundas de Espanha, Holanda, México, Porto Rico, Colômbia, Peru, Holanda e Portugal, sendo esta a primeira vez que uma tuna nacional vence o primeiro prémio.
Segundo Manuel Pinheiro, magister da T.U.S.A, apresentaram-se a concurso grupos com “grande experiência musical, muito perfeccionistas nas suas actuações”, o que obrigou os elementos da Universidade dos Açores “a estarmos ao nosso melhor nível, o que nos obrigou a um grande trabalho de preparação deste festival”.
A tuna de Angra começou por actuar nas meias-finais, no dia 8 de Abril, sendo uma das seis apuradas para a grande final, onde apresentou quatro temas originais, “ A despedida”, “ Amor Distante”, “Cidade do estudante” e um instrumental.
De acordo com Manuel Pinheiro, o júri valorizou, não apenas a qualidade vocal e instrumental do grupo, mas especialmente a sua presença em palco “gostaram muito da nossa interacção com o público”, explica.
Sucesso além fronteiras
"A T.U.S.A levou até terras espanholas a totalidade dos seus 38 elementos, naquela que foi a primeira actuação da tuna em palcos internacionais.
“Correu tudo muito bem, foi muito cansativo, só de carro foi uma deslocação de doze horas, mas estávamos muito bem preparados e fomos muito bem recebidos por todos”, refere o magister
O convite para participar naquele que é o grande evento mundial de tunas, surgiu na sequência de contactos entre a T.U.S.A e a tuna de Granada para a participação destes no Ciclone, festival organizado pelos estudantes da Terceira.
Como explica Manuel Pinheiro, “eles já nos tinham visto e sempre gostaram das nossas actuações, dai o convite para irmos ao Encontro Mundial”.
A excelente prestação em Espanha levou a que a Tuna da Universidade dos Açores tenha em mãos convites para actuações não só no país vizinho mas também na Holanda ou Porto Rico, destinos “proibitivos” para a T.U.S.A em termos financeiros.
“Esta viagem foi muito difícil em termos financeiros”, explica o líder do grupo, apesar de terem contado com apoios da Universidade dos Açores e da Câmara de Angra do Heroísmo, entre outras entidades, o que inviabiliza mais deslocações ao estrangeiro nos próximos tempos.
Agora que são a “melhor tuna do mundo”, o magister da T.U.S.A fala na “grande responsabilidade” que os elementos da tuna terão para fazer valer esse título, que apanhou todos de surpresa, “o objectivo era chegar à final”."
Mais uma vez parabéns a todos!
Abraços
Sem comentários:
Enviar um comentário