Bom dia caros amigos mokenkes!
Nesta fresca madrugada e depois de ouvir o Eng. Jorge Baptista na rádio, programa que faz parte da minha doutrina de sábado... vá lá... é tipo a missa, estava a ver as noticias na net e deparei-me com uma fêmea aprazível às minhas gonadoestimulinas. O que fez surgir, de logo, a velha expressão mokenka "vazava-me todo"! Indignado com o meu pensamento rupestre e primitivo, decidi dar um sentido mais científico à expressão, pois tal musa o justifica... bem como todas as senhoras que possam ler este post.
Vazava-me, do verbo vazar, que por sua vez, e por se tratar de fluídos, conduz-nos à....Vazão!! Pois é meus amigos... andaram a dormir nas aulas de física!
Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa.
Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto forçado pode ser uma tubulação com pressão positiva ou negativa. Assim, pode-se escrever a vazão como:
Vazão = A . v
Com a área em m² e a velocidade de escoamento em m/s e vazão é dada em m³/s
Só depois de as pessoas terem o conceito é que conseguem perceber BEM a física.
1 comentário:
Também conhecido por Caudal...
LOL
Tal vergalho!
Enviar um comentário