29 maio 2007

A mãe natureza tem cada uma...

E aqui está meus amigos...

Uma planta com um nome deveras interessante! O género lembra-me uma palavra do vocabulário micaelense que está relacionada com o foro sexual. O que será???


PS: Já agora ficam a saber o seguinte, (um pouco de cultura não faz mal a ninguém):
A quinina (ou o seu isómero quinidina), um medicamento antigamente extraído da casca da Cinchona, é ainda usado no tratamento da malária, no entanto, a maioria dos parasitas já é resistente às suas acções e esta foi suplantada por drogas sintéticas mais eficientes, como quinacrina, cloroquina, e primaquina.
Ultimamente a artemisinina, extraída de uma planta chinesa, tem dado resultados encorajadores. Ela produz radicais livres em contacto com ferro, que existe especialmente na hemoglobina no interior das hemácias, onde se localiza o parasita da malária. É extremamente eficaz em destruí-lo, causando efeitos adversos mínimos. No entanto, as quantidades produzidas hoje são insuficientes. No futuro, a cultura da planta artemisina na África poderá reduzir substancialmente os custos. É o único fármaco antimalárico para o qual ainda não existem casos descritos de resistência.

3 comentários:

Woodworm disse...

como é Mox??? adas a estudar a Cinchona.. de kem? do Eduardinho...

Ti Luís disse...

Eu axo k o mox faz cestas e cestos de vime de chinchona!! (private joke)

MOX disse...

Na!!!
Eu tava na net à procura de umas plantas e encontrei isso. Ñ é nd p o tio eduardo!
Se a chinchona desse madeira...fazia uma casa de chinchona(s)! k é cm kem diz...casa das camélias!